fbpx

O significado espiritual da depressão e o recado que ela tem para você

escrito por

Ontem eu estava andando na rua, livremente e me divertindo com a maravilha desse dia. O céu estava radiando um azul claro de tirar o fôlego. O sol estava brilhando e levemente aquecendo a manhã fria. Meu pequeno estava grudado em mim pelo canguru e rindo das minhas palhaçadas.

Eram as gargalhadas mais graciosas do mundo. Palhaçadas simples e que ele mais amava. E eu amava escutar aquelas gaitadas. E a nossa manhã seguia assim. Uma diversão sem fim.

Em algum momento, um casal passou por perto de mim reclamando que uma pessoa estava com depressão. Logo, uma delas rapidamente exclamou: para mim depressão é falta de serviço. É só arrumar um serviço que tudo passa. Se ficar em casa, só vai entrando cada vez mais na depressão.

Adoro relembrar como eu também era. Cheia de limitações e histórias sem sentido que aprendi com meus amigos humanos. E, com certeza, um dos hábitos que mais desaprendi rapidamente foi achar que eu sabia o que era melhor para uma outra pessoa. 

Ahhhh esse é um dos mais lindos enganos que já conheci. Era um grande engano eu achar que eu sabia o que era melhor para alguém ou, até mesmo, que eu sabia o que as outras pensavam. Qualquer tipo de conversa sobre qualquer pessoa é somente puro entretenimento porque eu nunca vou conhecer de fato uma pessoa. Para saber o que ela realmente pensa, eu precisaria me tornar essa pessoa, viver a vida dela, viver a história dela, daí então eu vou saber o que ela pensa, o que é melhor para ela. Com um mero detalhe que eu terei me tornado ela.

Eu só conheço a mim mesmo. Brilhantemente já dizia Aristóteles. Portanto, minha cara amiga humana, conheça a ti mesma.

o significado espiritual da depressçao

A depressão sob a lógica humana

Segundo nossos amigos humanos, a depressão é uma tristeza profunda sem motivo aparente. É literalmente a perda da vontade de viver a vida, seguida de tristeza e choros intermináveis.

Eu já estive nesse estado de depressão. O mundo que era colorido e alegre, se tornou cinza e sem graça. Eu não conseguia ver graça em nada.

Tudo era estranho e pálido. Nada me fazia graça. Tudo era sem sentido.

Eu estava presa em uma situação e eu não sabia o porquê que eu estava nela, sendo que eu seguia todas as regras dos nossos amigos humanos e mesmo assim a minha vida não estava como eu gostaria. 

Eu trabalhava que nem uma doida. Eu nunca tive um descanso. A minha bunda era quadrada de tanto trabalhar. Eu me esforçava com todas as forças que eu tinha. Eu estudava, eu trabalhava. Eu nunca estava parada. Mesmo assim, meu negócio quebrou do dia para a noite. E não adiantava eu fazer nada, que nada funcionava.

Eu mergulhei na depressão. Eu não fazia ideia do que estava acontecendo.

Eu seguia todas as regras dos nossos amigos humanos. Por que isso estava acontecendo comigo?

Como nada do mundo dos humanos conseguia responder as minhas respostas, então eu entrei nessa depressão. 

Hoje eu compreendo bem que a depressão nada mais é do que uma profunda desconexão com a vida. Agora vamos por partes, minha cara amiga humana. Vamos juntas compreender esse vale invertido da depressão.

a depressão sob a lógica humana

A lógica dos nossos amigos humanos

Cada pensamento que você pensa está sempre ligado a uma crença. Sendo uma crença, um pensamento pensado várias vezes. Por exemplo, se você tem uma crença de que se gastar o seu dinheiro, ele vai acabar, então todas as vezes em que você estiver gastando seu dinheiro, de alguma forma, poderá pensar automaticamente que seu dinheiro está acabando. Pois é lógico que, se você está gastando, então ele está no caminho de acabar.

E talvez você já tenha pensado imediatamente: isso é bem óbvio né?

Talvez, e só talvez, esse seja o maior paradoxo dos nossos amigos humanos. Se eu tenho uma crença e ela acontece comigo, portanto a minha crença é uma verdade. Então, se você gasta o seu dinheiro e ele acaba, logo você conclui que ele sempre vai acabar porque você não para de gastar dinheiro.

E assim nossos amigos humanos seguem a vida acreditando que o que pensam é uma verdade porque ela vive acontecendo nas nossas vidas.

Sinto lhe informar, minha cara amiga humana, que a sua vida não acontece de uma perspectiva fora de você, ou de alguma regra ou verdade. Tudo o que acontece na sua vida é porque você deu espaço no seu pensamento. 

Tudo o que se passa na sua mente é uma semente para o seu futuro. Seus pensamentos não estão encarando uma realidade como ela é. Eles estão semeando o que já está vindo para a sua realidade.

Então, tudo o que você acredita acontece para você, não porque é uma verdade absoluta, ou porque é assim que funciona a vida. O que você realmente acredita só acontece por causa do pensamento literal. E todas as vezes em que você muda as suas crenças, então a sua realidade tem que mudar de acordo.

Se você começar a cultivar a crença que, todas as vezes que eu gasto dinheiro, eu recebo mais, então assim que, essa crença estiver firme dentro de você, todas as vezes que você gastar seu dinheiro, mais dele virá para você.

Veja bem: não existe uma verdade única ou universal. Existe apenas: você tem na sua vida o que pensa sobre. Talvez, e só talvez, esse mundão seja mais justo do que você imagina.

Portanto, seu trabalho é sempre mental. É sobre pensar pensamentos que gostaria de ter experiências. É sobre pensar pensamentos melhores. É sobre se divertir nessa linda experiência de vida.

a sua própria visão de mundo

A sua própria visão de mundo

Enquanto eu não compreendi esse paradoxo da realidade de coração e com o cabeção, eu não estava livre para criar a minha realidade do meu jeito. E todas as vezes que eu não estava livre era porque eu estava tentando de alguma forma me encaixar no que “deveria ser verdade”, ou “o que eu deveria ser”, ou “o que eu deveria fazer”. 

E todas as vezes que eu me pegava nessa situação, me doía muito. E essa dor era justamente porque o meu foco estava na minha limitação. Quanto mais eu olhava para a limitação, mais me doía. 

Quando eu aprendi que o argumento da minha limitação era a minha própria limitação, eu tratei de mudar toda a minha crença de vida. E quando eu fiz isso, o que eu aprendi de coração foi confiar na vida.

Veja bem: a parte mais difícil que eu encontrei foi justamente pensar diferente, pensar no que eu gostaria. Ao invés de seguir o senso comum dos nossos amigos humanos de se viver a vida. 

O primeiro passo para mudar esses pensamentos foi justamente acreditar na vida. Confiar na vida.

a vida é você mesmo, a vida é um reflexo seu

A vida é você mesmo

Por que eu deveria acreditar no poder dos meus pensamentos?

Por que eu deveria acreditar no meu poder de criar a minha realidade?

Sinceramente, era difícil aceitar essa divindade que existia dentro de mim. Eu nasci ouvindo que eu era pecadora, que eu tinha que sofrer para merecer, que eu não merecia coisas boas.

Como poderia eu, pensar em qualquer coisa, mesmo que “ilógico” e ter isso na minha vida?

Bom, eu entendi que a vida sou eu mesma. Eu entendi que eu sou parte de Deus, ou do Universo, ou da Origem, leia como fazer mais sentido para você. Eu entendi que eu nunca fui separada do Maior Amor do Mundo. Eu entendi que eu sou um ser de amor.

Portanto, eu sou a criadora da minha realidade. E é justamente por isso que eu vim aqui nesse mundão lindão para ter essa incrível experiência de vida. Eu vim para esse mundão para criar, para colocar em movimento essa linda energia da vida.

Eu sou a manifestação de um puro desejo divino de viver essa experiência de vida. Eu sou a criadora da minha realidade.

Eu já nasci amada. Eu sou amada além do infinito. Eu já sou amada de um tanto que eu nunca imaginei.

É tanto amor por mim, que basta eu direcionar a energia dos meus pensamentos para onde eu gostaria de viver a vida que logo logo, isso já vai estar na minha experiência.

Foi assim que eu aprendi a confiar na vida. Ou melhor, confiar em mim mesma.

Eu sou a vida.

a depressão sob a lógica do amor

A depressão sob a lógica do amor

As suas emoções são uma orientação do Universo para você. Elas são como o relógio, elas te mostram exatamente a qualidade dos seus pensamentos no instante deles. Portanto, todas as vezes em que você sente uma emoção negativa, é um amoroso recado de que seus pensamentos não estão alinhados, sendo assim, esses pensamentos só podem trazer coisas negativas para a sua realidade. Afinal, você é a criadora da sua realidade.

Todas as vezes em que você sente uma emoção positiva é porque seus pensamentos estão alinhados com o Universo. Portanto, eles lhe trarão coisas boas para a sua realidade.

Entenda de coração: o Universo nunca está te testando ou te julgando. Tudo o que você pensa é incluído na sua realidade, seja o que gostaria ou não gostaria. 

Hoje eu compreendo que a minha depressão era de fato uma desconexão com a vida. Uma desconexão que nunca existiu. Porque nunca há qualquer desconexão entre mim e o Universo. Mas é justamente pelo pensamento literal de abandono, de desconexão, de rejeição que eu me sentia tão mal. E por isso que a dor era intensa. 

o significado espiritual da depressão

O significado espiritual da depressão

Portanto, minha cara leitora humana, o significado espiritual da depressão é a desconexão profunda com a vida. E lembre-se de que não há qualquer desconexão. Mas a dor sentida é justamente porque essa linha de pensamentos está imensamente ao contrário com o que a vida, ou o Universo pensa.

A dor é uma orientação de que seus pensamentos estão completamente desalinhados. E ao sentir a dor, a intenção é de que você volte aos pensamentos de amor com a vida. Por isso que ela é tão incômoda.

parando de resistir a própria vida

Uma outra forma de se ver isso é imaginar que todas as vezes em que você está imersa em emoções negativas, você está resistindo todo o suporte do Universo. Por isso que incomoda, por isso que é difícil.

É como se a vida estivesse pronta para te abraçar e você estivesse empurrando a vida, evitando esse abraço com uma força brutal. 

No instante em que você solta a necessidade de pensar essa linha de pensamentos, o alívio é imediato. Esse alívio é justamente porque você parou de resistir a sua própria vida. 

Quando você começar a redirecionar seus pensamentos a fim de que eles possam te trazer experiências positivas de vida, então você vai começar a sentir o abraço da vida. E você vai receber todo o suporte incondicional dela mesma. Afinal, a vida é você. Ela acontece de você e para você.

o abraço da vida

Para eu me voltar para o amor com a minha própria vida, como eu te disse, eu precisei entender como essa realidade física realmente funciona. O primeiro passo é sempre meu.

Pensamentos de desconexão com a vida, me fazem me sentir a dor, justamente indicando que somente coisas que me causem dor poderão adentrar na minha realidade. É um estado de resistência minha com a minha própria vida.

Uma outra metáfora para compreender as suas emoções é justamente fazendo um paralelo entre essa dor emocional e a dor física. Se você encosta a mão em uma panela quente, você sente imediatamente a dor física. E o único papel dessa dor é para que você reaja e tire a mão da panela. Da mesma forma funciona a sua dor emocional, o único papel dela é que você pare de pensar os pensamentos de agora porque eles só podem te trazer manifestações negativas para a sua realidade. 

Pensamentos de amor com a vida, me fazem me sentir imensamente bem, justamente indiciado que somente coisas positivas, que me causem amor poderão adentrar na minha realidade. É um estado de permissão com a minha própria vida.

Eu sou a criadora da minha realidade. O primeiro passo é sempre meu. E o Universo segue a minha orientação do que eu quero ter experiência aqui nessa realidade física.

É claro também que eu não tenho intenção alguma que você nesse instante passe dos pensamentos de profunda desconexão para os pensamentos de profunda conexão.

A escala emocional

Para sair da escala da desconexão para a conexão, uma boa ideia é subir na escala emocional. Sair de um extremo da escala emocional para o outro extremo leva prática. É apenas um treino mental.

Não existem preferidos, únicos ou escolhidos que sabem fazer isso e outros não. É apenas um treino mental. Uma vez que você compreende de coração e com o cabeção como esse Universo funciona, é fácil sempre redirecionar seus pensamentos para a direção que você gostaria.

Eu sei que pode parecer irritante, ou fácil demais falar assim. Quando estamos em um estado de dor, dor é tudo o que vemos. Dor é tudo o que somos. Como você está imersa nesse profundo estado negativo, então é irritante mesmo qualquer positividade que te circunda. 

Ainda assim, o primeiro passo é sempre seu. Ou seja, o seu trabalho para sair da depressão é pensar pensamentos melhores. Não é sobre pensar pensamentos de amor nesse instante. Não é sobre pensar os melhores pensamentos do mundo.

É sobre pensar pensamentos um pouco melhores. Sempre uma melhora incremental. 

Para sair dos pensamentos da depressão, primeiro vem os pensamentos de culpa, depois insegurança, ciúmes, ódio, fúria, raiva, preocupação, dúvida, impaciência, irritação, frustração, pessimismo. Esses foram os pensamentos da escala emocional negativa. De passo a passo, do estado mais negativo até o estado neutro.

Logo após o estado neutro, esses pensamentos começam a entrar na escala positiva: expectativa positiva, contentamento, acreditar, esperança, otimismo, entusiasmo, felicidade, avidez, paixão, empoderamento, amor, alegria e liberdade.

a iluminação sob a lógica do amor

A iluminação sob a lógica do amor

De um lado oposto da escala emocional da depressão está a iluminação. Como a depressão é um estado profundo de desconexão com a vida, a iluminação é o seu oposto, isto é, ela é um estado profundo de conexão com a vida.

A depressão te traz o significado espiritual de que não há compreensão do que a vida realmente é funciona para você. Por isso, é insistente os pensamentos que te levem à sensação de que existe alguma desconexão entre você e a sua vida. Ou em palavras da lógica humana, por isso que tudo está ruim para você. Por isso que nada dá certo para você. Por isso que nada faz sentido. Por isso que ninguém quer você.

É um profundo desentendimento do funcionamento da sua própria vida. E a emoção negativa é apenas uma indicação de resistência ao próprio fluxo da vida. É como se você quisesse que saísse o fluxo de água de uma mangueira, mas você está apertando com todas as suas forças na saída da água. A água está ali pronta para sair e só vai sair quando você parar de resistir a sua saída.

A iluminação te traz o significado espiritual de que existe compreensão completa do funcionamento da vida e você sabe permitir que a vida flua para você. Por isso você se sente tão bem. Existe uma conexão profunda entre você e a vida. Existe uma comunicação profunda com o Universo. E você escuta e segue as orientações com maestria.

De novo: a maestria é um treino mental. É uma prática. Uma prática de se conectar com a vida e pensar pensamentos melhores. Uma prática de se tornar o que deseja ter experiência nesse mundão.

Veja bem: note que em nenhum momento eu disse que em um estado de iluminação existe perfeição. Sua vida nunca vai ser perfeita, nunca tudo vai estar como gostaria. Porque somos seres humanos e a expansão é a nossa natureza. Sempre que você chegar onde gostaria, imediatamente já vai ter outro desejo de expansão. Já vai existir logo um outro destino para se chegar. 

Existe uma perfeição de sistema que segue justamente os seus desejos de expansão e sua linha de pensamentos. Sempre vai existir algo que falta, algo que está vindo, algo diferente, algo melhor. 

Essa é a energia da vida. Essa linda e eterna jornada de expansão. Uma expressão contínua de muito amor por você. Um amor infinito e eterno. E você possui o poder de permitir ou resistir esse amor na sua vida. Afinal, você é a criadora da sua realidade.

Share the Post:

livro em destaque

Irracionalmente feliz

Uma aventura fantástica de sair do mundo da lógica dos nossos amigos humanos para viver na lógica do amor.